O Nissan Micra está agora, mais mais apelativo do que nunca, graças à introdução de três novas escolhas à gama Micra: um novíssimo motor a gasolina turbocomprimido, com tecnologia inovadora a nível mundial, a estreia de uma transmissão automática Xtronic e ainda a chegada de uma versão mais potente, o Micra N-Sport, com menor altura ao solo e suspensão e direção específicas.
Os três novos grupos propulsores foram desenvolvidos no âmbito da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Ao utilizar as capacidades e os recursos da Aliança, a Nissan consegue proporcionar sinergias que superam os limites daquilo que seria expectável para um motor a gasolina turbocomprimido de três cilindros oferecendo ao mesmo tempo, elevados níveis de desempenho e aperfeiçoamento e cumprindo as normas mais exigentes de fiabilidade e durabilidade, com emissões reduzidas de CO2.
Os novos grupos propulsores do Micra estão já disponíveis na rede de concessionários Nissan em toda a Europa, juntando-se aos já existentes motor atmosférico a gasolina de 1.0 litros com 70 cv e diesel de 1.5 litros e 90 cv.
1.0 litros IG-T de 100 cv com caixa manual
O novíssimo 1.0 litros turbocomprimido IG-T a gasolina disponibiliza 100 cv e está associado a uma transmissão manual de cinco velocidades. Totalmente em conformidade com a norma Euro6d-Temp, substitui a unidade a gasolina de 0.9 litros de 90 cv da gama Micra.
Os benefícios desta melhoria são, mais potência (+ 10 cv) e maior binário (+ 20 Nm) em todos os regimes, emissões de CO2 mais reduzidas (-13 a -15g/km, dependendo da versão) e economia de combustível melhorada (-0,6 a -0,7 l/100 km, dependendo da versão).
Os clientes que escolherem o novo 1.0 litros de 100 cv manual irão desfrutar de uma resposta melhorada do motor, traduzida numa aceleração mais rápida. Isto pode ser notado no arranque – em que o início de marcha é agora mais suave – mas também nas recuperações.
O aperfeiçoamento nos capítulos de ruído, vibração e dureza (NVH) também foi alvo uma prioridade, com melhor isolamento do ruído de estrada, o que resulta num habitáculo mais silencioso.
As melhorias incluem:
- Separação de arrefecimento: o fluxo do líquido de refrigeração é otimizado através de duas passagens na cabeça do motor, para maximizar a dissipação de energia. Desta forma melhora a gestão do calor e logo a combustão, com benefícios na economia de combustível e na redução das emissões de CO2.
- Camisa dos cilindros fundidas diretamente no bloco: esta é uma tecnologia em estreia a nível mundial num motor a gasolina de 1.0 litros e que contribuiu para uma redução de 1% no consumo e nas emissões. Desenvolvida inicialmente para o super desportivo Nissan GT-R, a tecnologia foi integrada noutros motores da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, incluindo o motor a gasolina de 1.3 litros recentemente lançado no crossover Nissan Qashqai. Reduzindo a fricção nas paredes do cilindro, este tipo de construção melhora a dissipação do calor e assim a eficiência da combustão, reduz o peso e consequentemente melhora a economia de combustível e as emissões de CO2.
- Cabeça do motor com coletor de admissão integrada e cobertura de plástico: esta solução é mais compacta e permite um melhor dimensionamento do motor, reduzindo o número de condutas para um melhor e mais rápido aquecimento dos catalisadores, o que resulta em emissões mais limpas.
- Correia elástica: a correia é feita de um material especial que lhe permite funcionar sem um tensor, reduzindo o peso e a fricção e melhorando ainda mais a economia de combustível e as emissões de CO2.
- Cambota de aço forjado: de diâmetro reduzido e dispondo de superfícies com um super acabamento para reduzir a fricção, resultam numa economia de combustível melhorada e emissões de CO2 mais reduzidas.
1.0 litros IG-T de 100 cv
(caixa automática Xtronic)
O Nissan Micra está também disponível a partir de agora, com uma transmissão automática Xtronic - pela primeira vez desde que a quinta geração do Micra foi lançada em 2016.
A transmissão automática Xtronic é uma unidade avançada de Transmissão de Variação Continua (CVT). Inclui a tecnologia "D-step", que proporciona um fornecimento de potência e uma experiência em estrada mais refinada para o condutor em comparação com uma CVT convencional. A tecnologia "D-step" também permite reduções de caixa mais rápidas e uma maior poupança real de combustível.
1.0 litros DIG-T de 117 cv
(caixa manual)
O motor de referência no Nissan Micra passa a ser a unidade a gasolina com turbocompressor de 1.0 litros DIG-T de 117 cv, em conjunto com uma transmissão manual de seis velocidades orientada para o desempenho.
Não se trata simplesmente de uma versão mais potente e afinada da unidade IG-T de 100 cv, mas sim de um motor totalmente diferente que foi desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, em conjunto com a Daimler, tal como o motor a gasolina de 1.3 litros lançado recentemente no crossover Nissan Qashqai.
Comparando os dois novos motores, o de 100 cv e o de 117 cv, este último tem visivelmente mais aceleração, que é prolongada ainda mais acima na gama de rotações.
Existe mais potência, evidentemente, mas também mais binário e com a potência máxima em regimes mais baixos (180Nm a 1750 rpm no de 117 cv, contra 160 Nm a 2750 rpm no de 100 cv).
O resultado é um tempo de apenas 9,9 segundos dos 0-100 km/h no motor de 117 cv, um segundo mais rápido do que o de 100 cv manual, que averba mesmo assim uma excelente marca de 10,9 segundos.
As versões do Micra que dispõem deste motor possuem uma menor altura ao solo (-10 mm) e também uma afinação da suspensão revista para otimizar as vantagens dessa redução.
Também têm uma direção mais precisa: a cremalheira da direção permite uma utilização mais rápida e leve, pelo que o automóvel é visivelmente mais ágil e divertido de conduzir.
Um novo acabamento cromado do escape e jantes de liga leve de 17 polegadas (de série nos graus Acenta e superiores) são os toques finais nas versões do Micra que dispõem deste motor.
O novo DIG-T de 117cv dispõe de uma série de inovações técnicas que lhe permitem proporcionar um desempenho entusiasmante, ao mesmo tempo que mantém uma elevada economia de combustível e baixas emissões de CO2:
- Cabeça do motor em delta: uma tecnologia mundialmente pioneira num motor a gasolina de 1.0 litros, esta inovação cria um motor mais compacto e leve. As vantagens são um aumento do espaço disponível para a proteção contra impactos e uma maior liberdade no design do capot.
- Camisas dos cilindros fundidas diretamente no bloco: tal como no motor de 100 cv, esta é uma tecnologia em estreia a nível mundial num motor a gasolina de 1.0 litros. Desenvolvido a partir do Nissan GT-R, esta solução foi integrada como já referido em outros grupos motopropulsores Renault-Nissan-Mitsubishi, incluindo no motor a gasolina de 1.3 litros recentemente lançado no crossover Nissan Qashqai. Reduzindo a fricção, esta tecnologia melhora a gestão do fluxo de calor e a combustão, reduz o peso e melhora a economia de combustível e as emissões de CO2.
- Injetor em posição central: em comum com o motor a gasolina de 1.3 litros recentemente lançado no Nissan Qashqai, este novo motor do Micra dispõe de um injetor montado no centro da câmara de combustão.
Ao criar um padrão de jato de combustível mais direcionado, evita que o combustível atinja as válvulas e a vela de ignição, resultando num melhor desempenho de emissões.
O combustível é fornecido por uma bomba de alta pressão que funciona a 250 bar.
- Turbocompressor com válvula de escape controlada eletronicamente: esta tecnologia maximiza a resposta e a eficiência do motor.
- Atuadores elétricos do turbo: proporcionam uma resposta rápida e precisa do turbo, melhorando a entrega da potência.
- Temporização variável das válvulas de escape e de admissão: o controlo otimizado das válvulas maximiza o desempenho e reduz as emissões.
- Filtro de partículas de gasolina (GPF): uma funcionalidade obrigatória para todos os motores a gasolina de injeção direta, o GPF garante que as partículas que percorrem o caminho através do escape estão em conformidade com os regulamentos de emissões.
Novo Nissan Micra N-Sport
O Nissan Micra N-Sport é uma nova versão especial para 2019, concebida para tirar proveito do design desportivo e da personalidade de condução divertida do Micra. O automóvel coloca-se no centro da categoria "warm hatch" do segmento B, ocupada por concorrentes como o Ford Fiesta ST Line, o Peugeot 208 GT Line e o SEAT Ibiza FR.
Este Micra possui uma série de melhorias de estilo atrativas, para o destacar dos concorrentes.
No exterior:
- Jantes Sapphire em Liga leve 17”;
- Acabamento carbono nas jantes de liga e nas capas dos espelhos retrovisores;
- Acabamento em preto brilhante nos frisos laterais/para-choques dianteiro e traseiro;
- Símbolo N-Sport na traseira;
- Vidros traseiros escurecidos;
- Lâmpadas de nevoeiro dianteiras de halogéneo.
No interior:
- Tecido interior em alcântara/couro;
- Grelhas de ar brancas;
- Apoio de braço no banco dianteiro;
- Forro do teto preto;
- Tapetes com design desportivo;
- Câmara de visão traseira e sensores de estacionamento;
- Chave Inteligente iKey (acesso por controlo remoto e botão de arranque do motor).
Os opcionais disponíveis incluem: Câmara Inteligente de Visão 360º, novo sistema de infotenimento NissanConnect, áudio BOSE Personal.
O novo Nissan Micra N-Sport está disponível com os três novos grupos motopropulsores - 1.0 litros IG-T de 100cv com caixa manual e com caixa automática Xtronic e o motor DIG-T de 117 cv com caixa manual.
O Micra N-Sport pode ser especificado em quatro cores de carroçaria diferentes: Passion Red, Solid White, Gunmetal Grey e Enigma Black.
Fonte: Nissan Portugal (2019)
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